Bebedouros públicos disponíveis para hidratação da população no Parque Augusta, em Bela Vista. Estudo analisou como diferentes bebidas podem contribuir para hidratação — Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Andar pelas ruas brasileiras sob o Sol do verão é uma verdadeira prova de resistência: o calor arrebatador, a poluição, o asfalto quente, o concreto que parece deixar tudo mais abafado… enquanto não dá para escapar para um lugar com ar-condicionado, o jeito é se manter bem hidratado. O curioso é que a água pura pode nem ser o melhor líquido para cumprir esse quesito.

Um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition analisou 13 bebidas diferentes para descobrir: qual delas é melhor para hidratar? Para isso, criaram uma medida nova, a BHI, sigla para Beverage Hydration Index (Índice de Hidratação de Bebida), similar o índice glicêmico para comida, só que com o objetivo de definir o quanto daquela bebida permanece no corpo horas após a ingestão.

Para fazer a pesquisa, os cientistas analisaram 72 homens voluntários, que chegaram ao laboratório em jejum e em condições normais de hidratação. Cada um bebeu um litro de uma das bebidas pesquisadas e, pelas próximas horas, os cientistas analisaram a vazão de urina para descobrir quanto fluido o corpo conseguiu reter.

O resultado foi surpreendente: a água não é a bebida que mais hidrata, apesar de ser a que sacia a sede mais rapidamente. O primeiro lugar no ranking do BHI foi o leite desnatado. As Soluções de Reidratação Oral, que são líquidos formulados especificamente para repor fluidos e eletrólitos perdidos, também se saíram melhor que a água. Confira o ranking completo:

Ranking das bebidas que mais hidratam, segundo estudo

  1. Leite desnatado (BHI após duas horas: 1,58)
  2. Soluções de Reidratação Oral (BHI após duas horas: 1,54)
  3. Leite integral (BHI após duas horas: 1,50)
  4. Suco de laranja (BHI após duas horas: 1,39)
  5. Água de torneira (BHI após duas horas: 1,00) – medida de base
  6. Água com gás (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  7. Refrigerante de cola (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  8. Refrigerante de cola diet (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  9. Bebida esportiva (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  10. Cerveja lager (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  11. Café quente (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  12. Chá quente (BHI após duas horas: aproximadamente 1)
  13. Chá frio (BHI após duas horas: aproximadamente 1)

Por que o leite? Segundo os cientistas, o leite contém açúcares, proteína e gordura, componentes que desaceleram o esvaziamento do estômago, mantendo os fluidos por mais tempo no corpo. O leite também contém sódio, o qual ajuda a reter água por diminuir a produção de urina. A explicação também se aplica às Soluções de Reidratação Oral, que possuem pequenas quantidades de açúcar, sódio e potássio, que contribuem para a retenção de água no corpo.

Um caso interessante é o do suco de laranja: após duas horas, ele mostrou um BHI superior ao da água. No entanto, após os pesquisadores corrigirem o índice para compensar devido à quantidade de água presente, a diferença dele para a água caiu significativamente.

Em bebidas como os refrigerantes, observou-se que o excesso de açúcar se torna um problema. Isso porque o intestino passa a absorver água do corpo por osmose para diluir o açúcar, o que atrapalha bastante na hidratação. Pela pesquisa, os refrigerantes normal e diet, assim como a água sem gás, se saíram pior do que a água normal.

A última surpresa foram as bebidas com cafeína, como café e chá. Embora geralmente tenham a reputação de serem ruins para a hidratação, se consumidas em quantidades pequenas (até 350 mL), elas não provocam efeito diurético, segundo os cientistas. No entanto, em doses maiores que 300 miligramas de cafeína (três ou quatro copos), a situação muda de figura e o risco de perda de líquido aumenta, principalmente se a pessoa está desacostumada a consumir cafeína.

(Por Victor Bianchin)