
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) prepara uma denúncia contra o Athletico após a torcida atirar sinalizadores e objetos no campo no jogo contra o Cuiabá, na Arena da Baixada, pela 22ª rodada da Série B, no último sábado.
A reportagem apurou que o órgão se baseia no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz respeito a, entre outras coisas: “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.
Se for comprovado que o lançamento foi de elevada gravidade ou causou prejuízo ao andamento do jogo e que o clube não tomou atitudes para prevenir ou reprimir os atos, o Furacão pode ser punido com perda de mando de campo, como prevê o artigo do CBJD.
Na súmula da partida, o árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou arremesso de isqueiros, copos e sinalizadores. Ele também relatou que paralisou a partida por conta dos sinalizadores e que a segurança do estádio e a brigada de incêndio entraram em campo em ato contínuo para agir.
— Aos 50 minutos e 50 segundos do 2º tempo, paralisei a partida, pois foram atirados sinalizadores, garrafas de água, copos plásticos e isqueiros em direção ao campo de jogo, caindo próximo a área de meta da equipe do Cuiabá, necessitando da intervenção da brigada de incêndio.