
O goleiro Fábio conseguiu mais uma marca impressionante. Nesta terça-feira, ao entrar em campo diante do América de Cali, pela Conmebol Sul-Americana, no Maracanã, se isolou como o atleta com mais jogos disputados na história do futebol mundial — superando os 1.390 de Peter Shilton, ex-goleiro e lenda do futebol inglês. Agora, são 1.391 para o goleiro do Fluminense. Fábio é natural de Nobres (MT), mas foi revelado no futebol paranaense.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/e/v/0wFQuLQ5a3taVchUq07g/info-fabio-02.jpg)
Fábio, o recordista — Foto: Editoria de Arte
Sobre os números de Fábio, os dados utilizados pelo ge se baseiam na pesquisa confirmada pelo Fluminense e se dividem em 976 pelo Cruzeiro, 235 pelo próprio Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante.
Há diversas contagens envolvendo Fábio, mas que esbarram no mesmo problema: os números por Athletico-PR e União Bandeirante. No caso do Furacão, foi informado ao ge que ele nunca atuou profissionalmente pelo clube — é comum ver rankings que incluem 16 partidas, que foram disputadas nas categorias de base.
Quanto ao União Bandeirante, que fechou as portas, o número de 30 jogos veio após consulta ao Fluminense, que confirmou a contagem através de sua própria pesquisa.
Quanto a Peter Shilton, os 1.390 jogos se baseiam no Guinness World Records, que chegou a premiar o goleiro no seu site oficial, e o IFFHS, o maior instituto de registro estatístico do futebol. Há rankings na Inglaterra que o colocam com mais partidas, mas tais contas incluem jogos amistosos. (GE)