
A Academia Búlgara de Ciências anunciou a descoberta do túmulo de um guerreiro trácio (tipo de gladiador romano) com o seu cavalo e diversos artefatos raros. O túmulo datado no século 2 a.C. foi encontrado na vila de Kapitan Petko Voivoda. Dentro da tumba, estavam os restos mortais de um guerreiro usando uma coroa prata e dourada — arqueólogos acreditam que ele tenha sido um governante local. As pesquisas indicam que ele morreu quando tinha entre 35 e 40 anos de idade.
Junto com ele, enterraram muitos vasos de cerâmica e de vidro. As características dos artefatos indicam que eles foram produzidos em diferentes locais do Mediterrâneo. Além da coroa, havia também outras joias, como uma pulseira, um anel e um broche, todos de prata. Veja as imagens:
Encontrada tumba de guerreiro trácio enterrado junto a seu cavalo; fotos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/Y/F/YpgbZNQEyhYFS4pFzdDQ/thracian-warrior-grave.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/M/7/9BKiwZS8e1BkPD2dx9wQ/grave-goods-pottery.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_fde5cd494fb04473a83fa5fd57ad4542/internal_photos/bs/2025/t/3/xTAULwRMyYrUqRqe6KDg/horse-harness.jpg)
A tumba guardava também diversos tipos de armas, como lanças de ferro, escudos e uma faca com cabo de ouro e pedras semipreciosas. O guerreiro foi enterrado do lado do seu cavalo, que estava ornamentado com vários elementos de luxo, seguindo a linha do seu dono. O animal estava com joias no pescoço, incluindo um medalhão de ouro, prata e bronze.
Os colares junto ao guerreiro tinham representações gráficas em alto relevo da mitologia grega, como de Hércules lutando contra Anteu – um gigante conhecido por sua força. Também foram representados diferentes animais, como touros e cabras.
Região de túmulos de guerreiros
Em 2024, há cerca de 60 metros de distância da sepultura relatada recentemente, foi encontrado um monte funerário. Nesse local, escavado pela mesma equipe, descobriram um trácio nobre ligado às forças militares romanas, que também continha joias raras em seu túmulo. A equipe acredita que essas duas descobertas revelam que a região era importante para enterrar guerreiros da elite durante o período helenístico.
“Este é o segundo ano consecutivo em que as terras ao redor de Kapitan Petko Voivoda revelam tesouros arqueológicos extraordinários”, afirmaram os pesquisadores, em comunicado. “As escavações em andamento não só enriquecem nossa compreensão da cultura trácia, como também levantam novas questões sobre a intersecção entre tradições locais e influência romana.”
Todos os elementos encontrados estão sendo preparados para serem expostos ao público. Muitos dos artefatos foram restaurados e estão sendo resguardados em um cofre no Museu Histórico de Topolovgrad, na Búlgaria. O objetivo é juntar as descobertas de 2024 e de 2025, formando uma grande coleção no museu, aproximando o público do patrimônio histórico e cultural do país.
(Por Tainá Rodrigues)