Punho cerrado de João Fonseca na vitória sobre o grego Sakellaridis. (Foto: André Gemmer / CBT)

O brasileiro João Fonseca, de 19 anos e 42º do mundo, venceu o grego Stefanos Tsitsipas, número 27º, por 2 sets a 1, nas parciais 6/4, 3/6 e 7/5, em Atenas, pela Copa Davis e salvou o Brasil na competição, que precisava de uma apenas vitória para garantir uma vaga no Qualifiers do Grupo Mundial de 2026.

Esta é a quarta e mais importante vitória de João Fonseca na Copa Davis, conquistada contra um tenista que já foi o número 3 do mundo.

Jogo alto nível

João Fonseca começou a partida de forma agressiva, com bolas fundas e saques variados, o que tirou o grego Stefanos Tsitsipas de sua zona de conforto. Apesar de Tsitsipas ter se estabilizado no jogo, não foi o suficiente para virar o placar, e João Fonseca fechou a primeira parcial em 6/4, em um set de alta performance do brasileiro.

O segundo set começou equilibrado e a primeira quebra aconteceu no quinto game, quando o grego abriu 4 a 2, após João cometer alguns erros não forçados que custaram a parcial. Tsitsipas venceu por 6/3.

O grego vivia um bom momento no jogo quando coseguiu a primeira quebra do terceiro e último set. Na reta final, o Tsitsipas teve a chance de fechar o jogo, mas acabou tendo o saque quebrado por João, empatando o jogo. No momento mais crítico do jogo, o grego não aguentou a pressão colocada pelo brasileiro e acabou sedendo, dando a vitória para o Brasil.

Dupla brasileira vence  

Marcelo Melo e Rafael Matos conquistaram a vantagem para o Brasil na Copa Davis na manhã deste domingo (14).  Com a decisão contra João Fonseca logo em seguida, o time grego trocou de última hora Stefanos Tsitsipas com Aristóteles Thanos, que jogou ao lado de Petros Tsitsipas. A dupla brasileira experiente não teve dificuldades para fechar a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/2.

Com a vitória, o Brasil vence a série por 2 a 1 contra a Grécia na Copa Davis.