Fotos: Divulgação

Uma iniciativa que une sustentabilidade e solidariedade, foi apresentada durante a programação da MT Construir – Feira da Construção Civil e do Mercado Imobiliário de Mato Grosso. Idealizado pelas arquitetas Gisa Fabris e Carol Barreto, o projeto Obra Solidária ganhou a atenção dos participantes no segundo dia de feira, ao trazer uma ação permanente que oferece uma solução inovadora para a destinação de resíduos da construção civil.

O projeto busca melhorar a qualidade de vida de pessoas que recebem doações de materiais de construção, sejam eles novos, usados ou sobras de obras, para construir ou reformar suas casas. Além disso, também promove o reaproveitamento de materiais e a redução do impacto ambiental, ao transformar resíduos descartados em oportunidades.

De acordo com a arquiteta Carol Barreto, uma das idealizadoras da Obra Solidária, a associação é sem fins lucrativos e recebe doações de materiais de construção, que disponibiliza para quem precisa por meio de uma plataforma digital. “Esses materiais podem ser doados por qualquer pessoa. Basta tirar uma foto, cadastrar na plataforma e deixar à disposição para alguém que queira entrar em contato direto com o doador. A intenção é fomentar a solidariedade e o reaproveitamento, ajudando tanto o meio ambiente quanto as pessoas que necessitam desses recursos”, explicou.

O projeto também realiza atendimentos presenciais aos sábados, na Unemat, onde os materiais são disponibilizados e direcionados às famílias de acordo com suas necessidades. “Aqui em Sinop, nós fazemos a ponte entre a demanda e o material disponível. Já na plataforma digital, confiamos no bom senso das pessoas. Quem doa pode entrar em contato com quem vai receber, entender a necessidade e garantir que o material realmente seja útil”, destacou Carol.

Para a arquiteta, a participação de profissionais como arquitetos, engenheiros e mestres de obras é essencial para o sucesso do projeto. “O ideal dentro da sustentabilidade é não gerar resíduos, mas, se isso acontecer, é essencial dar um destino correto. Engenheiros, arquitetos e mestres de obras podem ajudar a divulgar a Obra Solidária, mostrando aos proprietários que, além de contribuir com o meio ambiente, o reaproveitamento de materiais pode gerar uma economia maior na obra, já que o descarte de resíduos é oneroso”, afirmou.

O projeto foi apresentado durante a programação de talks e palestras oficiais na MT Construir, que segue nessa sexta-feira e sábado com outros temas importantes para o setor.