Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Cuiabá é a terceira capital do Centro-Oeste com mais pessoas em situação de rua de acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A ‘Capital do Agro’ concentra 1.604 pessoas morando nas ruas. Ao todo, Mato Grosso tem 3.730 sem resdiência formal. Segundo o levantamento, a maioria são homens negros.

O Distrito Federal é a primeira colocada entre as capitais do Centro-Oeste com 8.751 pessoas em situação de rua. Goiânia está em segundo com 1.997. E Campo Grande em quarta colocação com 1.249.

O Centro-Oeste contabiliza 19,8 mil pessoas nessa condição, o equivalente a 6% do país que registra 345,5 mil brasileiros sem casas. A nível nacional, Cuiabá está em 18º colocação, atrás de Natal com 1,6 mil e à frente de Campo Grande com 1,2 mil.

As cinco primeiras capitais são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

Conforme o estudo, o crescimento da população de rua se deve principalmente a precarização das condições de vida das populações vulnerabilizadas, agravadas com a pandemia da COVID-19; ao fortalecimento do CadÚnico que passou a ter mais presença nas ruas; e a ao racismo estrutural.

Os dados correspondem ao último levantamento do Observatório Brasileiro realizado em maio de 2025.

(HNT)

34 Visitas totales
23 Visitantes únicos