Cinco pessoas foram presas após serem flagradas furtando energia elétrica, além de praticarem fraude. Os crimes foram identificados nas redes elétricas de um mercado e três comércios nas cidades de Primavera do Leste e Rondonópolis (243 km e 222 km de Cuiabá, respectivamente).
A ação é mais um desdobramento da Operação Energia Limpa, realizada na última sexta-feira (13), pelas forças de segurança do estado em parceria com a concessionária de energia elétrica Energisa.
Em Primavera, uma casa de carnes e um mercado foram flagrados adulterando o medidor de energia, que se enquadra como estelionato.
Uma conveniência de um posto de combustíveis em Rondonópolis também estava fraudando o consumo de energia. O gerente foi conduzido à delegacia.
Em material enviado à imprensa, o gerente de combate a perdas da concessionária, Luciano Lima, disse que a empresa não vai mais tolerar furto de energia elétrica no estado.
“As pessoas precisam entender que a fraude e o furto de energia são crimes passíveis de prisão, e não vamos mais tolerar essas ações aqui em Mato Grosso. Além de colocar a segurança das pessoas em risco, esse crime pode deixar um bairro inteiro sem energia e pesa na conta de todo mundo”, afirmou.
As ações contra o furto de energia são permanentes. No ano passado, 124 pessoas foram presas. Em 2026, 39 prisões já foram realizadas.
(HNT)

