
Classificado para as quartas de final da Libertadores, o Flamengo terá tempo para pensar no Estudiantes, da Argentina. O primeiro jogo, no Maracanã, só acontecerá daqui a um mês, e Filipe Luís espera ter reforços até lá.
Os jogos das quartas de final serão realizados nas semanas de 17 e 24 de setembro. A exemplo do que aconteceu nas oitavas, o Flamengo decidirá a vaga na semifinal fora de casa.
Um dos reforços esperados pelo técnico é Pulgar. Ele revelou, em entrevista coletiva no Beira-Rio, que o volante chileno pode ficar à disposição para a próxima fase da Libertadores:
— Não sabia que faltava um mês (para o jogo das quartas contra o Estudiantes). O meu pensamento é no Vitória, que é o próximo jogo, segunda-feira. Não sabia, mas, já que falta um mês, minha esperança é recuperar o Pulgar. Um mês pode ser que volte. Até lá, muita coisa pode acontecer. Pode ter certeza — afirmou Filipe Luís na quarta-feira.
Pulgar passou por uma cirurgia no pé direito, e o prazo de recuperação estipulado para este tipo de lesão era de pelo menos três meses, ou seja, a partir de outubro. A evolução no tratamento pode antecipar o retorno do volante aos treinos.
O Flamengo passou pelo Inter nas oitavas com tranquilidade, vencendo o jogo de ida por 1 a 0 e o jogo de volta por 2 a 0. Filipe Luís contou com os reforços contratados nesta janela para garantir a classificação e, quando ele diz que “muita coisa pode acontecer” até o confronto com o Estudiantes, isso inclui mudanças no elenco rubro-negro.
O lateral-direito Royal e o atacante Samuel Lino foram titulares no jogo de ida, em que Carrascal entrou no segundo tempo. Lino foi mantido no jogo de volta, que também teve Saúl como titular. O técnico vai aproveitar a brecha até a próxima partida da Libertadores para dar mais tempo de treino aos novatos e, até lá, é possível que tenha outras novidades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/m/O/CEJVNoQaGZntvdBiJpjQ/54734475496-72e4355e8c-o.jpg)
Saúl foi titular contra o Inter e teve atuação elogiada por Filipe Luís — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
O Flamengo segue no mercado e monitora jogadores de três posições: goleiro, zagueiro e centroavante. Por outro lado, pode sofrer baixas, já que alguns atletas não têm tido espaço com o treinador, como são os casos de Victor Hugo, Matheus Gonçalves, Michael e Juninho.
A janela de transferências fechará no dia 2 de setembro, 15 dias antes do encontro com o Estudiantes. A próxima semana, portanto, será crucial para a diretoria se movimentar no mercado. (GE)

