Teve início nessa segunda-feira (02/02) as aulas do Projeto CRIAR – Cultura, Esporte e Cidadania em Movimento. A iniciativa oferece aulas gratuitas de violão no bairro Dom Aquino (Cuiabá) e de jiu-jítsu, no bairro Cristo Rei (Várzea Grande).
Idealizada pelo Instituto Realize, o projeto tem o foco em famílias em situação de vulnerabilidade e busca reduzir as barreiras de acesso ao desenvolvimento cultural e esportivo.
Além da instrução técnica com profissionais qualificados, o projeto fornece gratuitamente todo o material necessário, como quimonos para os atletas, e uniformes para os músicos, garantindo que a condição financeira não seja um impedimento para o aprendizado.
Impacto e Protagonismo Social – Operando em polos comunitários já consolidados, como a Igreja São Domingos Sávio e a Associação Rocha de Artes Marciais, o projeto busca fortalecer os vínculos territoriais e oferecer ocupação saudável e produtiva para jovens a partir de 6 anos.
Para o presidente do Instituto Realize, Marcelo Carvalho, o início desta jornada simboliza o cumprimento da missão institucional. “O Projeto CRIAR não é apenas sobre ensinar um acorde ou um golpe de arte marcial. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de proteção, disciplina e novas perspectivas para esses jovens. Quando entregamos o material e garantimos aulas de qualidade dentro das comunidades do Dom Aquino e do Cristo Rei, estamos investindo diretamente no capital humano e no futuro de Mato Grosso”, afirma.
Cronograma e Estrutura – As atividades ocorrem sempre no período noturno (das 19h às 20h), facilitando a participação de estudantes. Em Cuiabá, as aulas de violão ocorrem às segundas e quartas; em Várzea Grande, o jiu-jitsu é ministrado às terças e quintas. A metodologia aplicada integra o ensino técnico ao desenvolvimento de valores como ética, respeito mútuo e resiliência.
O início das aulas marca a primeira fase de um cronograma de 12 meses, que prevê o acompanhamento contínuo dos alunos e ações de integração que envolverão toda a comunidade escolar e familiar.
Realização e Parceiros – O projeto é realizado pelo Instituto Realize, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, via SECEL MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A ação conta ainda com o apoio institucional do Instituto Criar e Instituto Religare.

