Fotos: Samuel Janke

Dois alunos da rede municipal de ensino de Diamantino foram vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025. A comissão julgadora selecionou as melhores produções artístico-culturais em quatro categorias: conto, desenho, música e poesia.

Neste ano, o concurso foi dividido em dois grupos temáticos, compostos por estudantes da rede pública de ensino fundamental. As produções dos alunos do 4º e 5º anos abordaram o tema “Trabalho Infantil”, enquanto os trabalhos do 6º e 7º anos trataram da profissionalização do adolescente e aprendizagem profissional.

Na categoria Conto do Grupo I, a vencedora foi a aluna Ana Julya da Silva, da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz. Já na categoria Poesia, a premiada foi a aluna Maria Vitória Sousa e Sousa, da Escola Municipal Prefeito João Batista de Almeida.

O projeto MPT na Escola é desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) e integra as ações do Projeto Resgate à Infância.

O objetivo principal do concurso é levar a temática do trabalho infantil à sociedade por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento, além de fomentar a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização, conscientização, proteção e prevenção do trabalho infantil.

 

 

Fotos: Samuel Janke