
O técnico Odair Hellmann terá de quebrar a cabeça para escalar a defesa do Athletico contra o Cuiabá no duelo deste sábado, diante das lesões do zagueiro Léo e do lateral-direito Kauã Moraes, que vinham sendo titulares.
A dupla se machucou na derrota para o Criciúma, na segunda-feira. Kauã Moraes tem um edema ósseo no joelho direito e será baixa por pelo menos um mês, enquanto Léo sofreu lesão muscular na coxa esquerda e tem prazo de recuperação estimado em três a oito semanas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/e/l/FiAvTOTkKG3NcbUYauaw/odairhellmann-1600-scaled.jpg)
Odair Hellmann, técnico do Athletico — Foto: José Tramontin/athletico.com.br
Com isso, Odair Hellmann vê as opções para o sistema defensivo reduzirem. Além dos dois, o treinador não pode contar com o zagueiro Aguirre e com o lateral-direito Madson, ambos em recuperação no departamento médico.
O zagueiro Tobias Figueiredo sequer vem sendo relacionado, não faz parte dos planos do clube para a sequência da temporada e dificilmente será aproveitado. Arthur Dias retornou da seleção sub-20 e é opção. Veja abaixo as alternativas:
Três zagueiros
Caso Odair mantenha o esquema atual, Esquivel deve seguir na zaga. Belezi tem grande chance de ser escolhido, com Habraão e Arthur Dias concorrendo pela última vaga. Benavídez faria a ala direita. No jogo passado, Mendoza atuou na ala esquerda, que tem como outras opções Léo Derik, Fernando ou até mesmo Patrick, utilizado por ali em algumas oportunidades.
Outra hipótese é manter Benavídez na zaga e improvisar um meio-campista na ala direita, como João Cruz, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/n/4/4dtyAhSE2JesjSb4xwxw/gyqtn9pweainq9e.jpg)
Arthur Dias em treino do Athletico — Foto: José Tramontin/athletico.com.br
Dois zagueiros
Em uma eventual mudança para um esquema com dois zagueiros (portanto, quatro defensores), há alguns cenários possíveis. Com Esquivel no miolo da defesa, Belezi, Habraão e Arthur Dias disputariam a outra vaga, com Benavídez na lateral direita e um lateral-esquerdo (Léo Derik, Fernando ou um jogador improvisado).
Um caminho também seria a utilização de Esquivel como lateral-esquerdo, sua posição de origem. Sendo assim, Belezi, provável titular, formaria dupla com Habraão ou Arthur Dias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/A/F/MUYsHiRzGqdbh9AsRiVA/treino-profissional-2025.06.24-fotos-duda-matoso-3.jpg)
Lucas Belezi em treino do Athletico — Foto: Duda Matoso/Athletico
Isso sem contar a possibilidade do uso de jovens das categorias de base. Alguns garotos sub-20 treinam com os profissionais e podem ser promovidos em caráter emergencial.
Com problemas na escalação para resolver, o Athletico volta a campo no sábado, contra o Cuiabá, às 20h30 (de Brasília), na Ligga Arena, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Furacão busca a reabilitação após seis partidas sem vencer na competição. (GE)