Fotos do Cordão Vem Quem Quer: Cami Barros

O carnaval de rua está oficialmente de volta em Cuiabá, e quem puxa a primeira batida da folia neste sábado é o tradicional Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer, que promete transformar o Centro Histórico em um grande palco de alegria, música e encontro das famílias cuiabanas, com direito a concurso de fantasias para premiar as produções mais criativas e animadas do desfile.

A concentração começa às 16h, na Praça Santos Dumont reunindo foliões de todas as idades em um carnaval pensado para ser democrático, seguro e cheio de animação.

Durante o percurso haverá distribuição de água, brigadistas acompanhando o público para garantir tranquilidade, e picolés para a criançada. Diversos cantores e músicos conduzem a festa com muito samba, marchinhas e ritmos populares, garantindo o clima de folia do início ao fim.

A partir da Praça Santos Dumont, o Vem Quem Quer se espalha pela Rua Cândido Mariano, conhecida como Rua das Óticas, e segue pela Rua Ricardo Franco / Pedro Celestino, desenhando um trajeto que conduz a festa até a tradicional Praça da Mandioca.

É ali que o carnaval se expande, se mistura e se consolida como uma grande celebração coletiva, familiar e diversa. Ao longo de todo o desfile, o Centro Histórico se transforma em palco aberto, onde memória urbana, cultura popular e ocupação festiva se encontram, reafirmando as ruas como espaço de convivência, criação e pertencimento.

Fantasia, alegria e prêmio: é o Concurso C.A.P.I.V.A.R.A

Pelo segundo ano consecutivo, o carnaval do Vem Quem Quer traz o Concurso de Fantasias C.A.P.I.V.A.R.A (Comitê Avaliador de Produções Incríveis, Visual, Alegria e Registros Artísticos).

Durante a concentração do desfile, os foliões podem se inscrever com o Fiscal C.A.P.I.V.A.R.A., que vai gravar um vídeo rápido de até 10 segundos mostrando a fantasia e a animação de cada participante. Criatividade, alegria e espírito carnavalesco valem prêmio e muita diversão! Todos podem participar. As inscrições acontecem nos dias do desfile: sábado (14) e segunda-feira (16).

O carnaval que reocupa o Centro Histórico

Criado em 2023, o Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer nasceu do desejo coletivo de reocupar afetivamente o Centro Histórico de Cuiabá, reunindo artistas, educadores, produtores culturais, moradores da região, aposentados e foliões independentes”, disse o presidente do Cordão, o professor e mestre em história Leosan Sampaio. Leosan também é o fundador do grupo teatral Cena Livre.

Segundo Leosan Sampaio, o movimento “valoriza o patrimônio material e imaterial da cidade e devolve vida a um território marcado por histórias, saberes e manifestações populares”.

Com programação pensada para todas as idades, o carnaval conta com carro de som, músicos e cantores, além de estrutura organizada que garante segurança e conforto ao público.

O professor e mestre Leosan Sampaio, enfatiza que a força da festa também vem das parcerias com coletivos culturais que mantêm viva a cena do Centro Histórico, como o Maracatu Buriti Nagô, o Bloco Devotas da Mandioca, o Centro Cultural Casa do Centro e o Centro Cultural Casa das Pretas.

Mais do que diversão, o Vem Quem Quer se consolidou como ação cultural permanente, integrando o calendário afetivo da cidade com iniciativas como o Arraiá Vem Quem Quer e o Mês do Patrimônio Caloroso, afirma o professor, acrescentando que “são ações que fortalecem a economia criativa, estimulam o turismo e movimentam o comércio local, reafirmando que o Centro Histórico segue vivo, ativo e em constante reinvenção”.

Mais informações com o professor Leosan Sampaio – (65) 98140-0911

34 Visitas totales
26 Visitantes únicos