
A passagem do furacão Helene pelo sudeste dos Estados Unidos, em setembro de 2024, resultou em bilhões de dólares de prejuízo e mais de 200 mortes no país, maior número visto desde os estragos do furacão Katrina, em 2005. Agora, esforços de recuperação tentam restabelecer as cidades atingidas por inundações, causadas pelas chuvas intensas do Helene.
Em meio a esses esforços de reparação, um projeto de limpeza no Lago Lure, no oeste do estado da Carolina do Norte, revelou artefatos escondidos por décadas nas águas do reservatório artificial. Entre os achados, estava a carcaça de um caminhão Ford Modelo T da década 1920 e os restos de um barco de madeira de 32 pés (quase 10 metros) que servia como táxi aquático durante o desenvolvimento da região. Confira as imagens:
Pela parceria da cidade de Lake Lure com o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e outras empresas, foi lançado um projeto de grande escala para a retirada de toneladas de sedimentos e detritos arrastados pelo furacão Helene no ano passado. A equipe foi responsável por drenar grande parte da água do reservatório, o que expôs profundidades do lago que não eram vistas desde da época em que o local foi inundado pela primeira vez, há quase cem anos.
Em comunicado, a cidade de Lake Lure diz que o objetivo do projeto, que já removeu cerca de 376 mil toneladas de lodo e aproximadamente 35.700 metros cúbicos de detritos, é ajudar a restaurar a beleza natural do lago, e garantir novamente que a via navegável seja segura e acessível.
Passado submerso
As descobertas das peças que estavam submersas dizem muito sobre a história local da região do Lago Lure. Os restos do que aparenta ser caminhão Ford Modelo T provavelmente foi deixado para trás, e acabou sendo engolido pelas águas de uma represa próxima, construída um ano antes da criação do lago artificial na década de 1920.
“Trabalhamos neste lago há décadas e estamos vendo coisas que ninguém via há gerações”, disse Jake Mohl, proprietário da Lake Lure Dock Company, em entrevista à Fox Weather. A empresa de Mohl é a encarregada de muitos reparos de cais e casas de barco ao redor do lago, e vem compartilhando em suas redes sociais as descobertas das ações de recuperação. Veja a seguir:
A embarcação era originalmente usada como um táxi aquático, mas após o fechamento da empresa que fornecia o serviço por conta da Grande Depressão, foi comprada pela família Tanner, uma das mais antigas e tradicionais da região. Os donos apelidaram o barco de “Pooh Bear”, nome que ainda é possível de ser visto na lateral de sua carcaça recém-descoberta.
O acesso ao Lago Lure permanece restrito ao público por questões de segurança. Os trabalhos de limpeza do reservatório continuam e, apesar de não ter sido divulgado nenhum cronograma definitivo com a data de conclusão do projeto, as autoridades locais afirmam que ele deve se estender até metade do ano de 2026.
(Por Fernanda Zibordi)
Entre que aparente ser um Ford Modelo T da década de 1920 — Foto: Divulgação/Lake Lure Dock Companyas toneladas de sedimentos e detritos retirados do lago, foram encontrados restos de veículos antigos, como a carcaça do