Neste verão, o mês de janeiro será de calor e chuvas acima da média na Região Metropolitana de Cuiabá e maior parte das regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso, aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A exceção será para o leste mato-grossense e parte do Vale do Araguaia, onde os volumes de chuva podem ficar abaixo média.
Nessas regiões, a média de temperatura será superior a 26 graus Célsius, com calor excessivo em todo o estados de Mato Grosso. De acordo com o relatório do Inmet, “a previsão de chuvas mais regulares e bem distribuídas continuarão a ocorrer nas áreas em produção da Baixada Cuaibana, região Norte, além do norte e oeste, favorecendo a implantação e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.”
As chuvas serão abaixo da média em uma parcela das Regiões Centro-Oeste e Sudeste de Mato Grosso, aponta o instituto, mas algumas áreas podem ultrapassar 160 milímetros por dia. Têm mais chance de volume aumentado de chuvas, as cidades no noroeste do Mato Grosso e norte do Mato Grosso.
O mês inicia com alerta laranja para temporais nessas regiões e a regularidade das chuvas previstas para o Centro-Oeste e Sudeste mato-grossense garantirão umidade no solo, favorecendo o desenvolvimento das lavouras na fase de enchimento de grãos, mas lavouras em estágio de maturação e colheita podem ser prejudicadas, aponta o Inmet.
A Região Sul de Mato Grosso será a única a ter chuvas abaixo ou próxima da média histórica, que podem sofrer impacto no desenvolvimento das lavouras.


