
Mato Grosso é o considerado um dos maiores polos de pequenos negócios do país, com 93% de suas empresas classificadas como micro ou pequenas, segundo levantamento de dados do Sebrae-MT. Em 2025, o estado registrou um crescimento de 9% em relação ao ano passado, com destaque para os setores de serviços e comércio.
Em entrevista, nesta terça-feira (16), o diretor-presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, destacou que o protagonismo do pequeno empreendedor é visível em setores diversos, ressaltando ainda o papel do estado no cenário nacional. “Mato Grosso é com certeza o território mais promissor hoje do Brasil. O crescimento do PIB no Mato Grosso tem mostrado claramente o potencial que ele tem para oferecer”, apontou Lima.
Diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima.
Segundo o Sebrae-MT, Mato Grosso possui mais de 523 mil empresas ativas, sendo 467 mil pequenos negócios, 236 mil microempreendedores individuais (MEIs), 183 mil microempresas (ME) e 47 mil empresas de pequeno porte (EPP).
O setor de serviços lidera a atividade empreendedora, representando 50% dos pequenos negócios, seguido pelo comércio, com 29%. Apenas em 2024, essas empresas foram responsáveis por 59% dos empregos gerados em Mato Grosso, com 383 mil vagas. Já este ano, somam 240 mil novos postos de trabalho, o que corresponde a 57% do total.
Empreendedorismo sustentável
Ainda de acordo com os dados do Sebrae-MT, Mato Grosso também tem sido referência no empreendedorismo sustentável, promovendo práticas alinhadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica.
“Só o estado de Mato Grosso tem três biomas [Amazônia, Cerrado e Pantanal]. No momento nós estamos tratando de um modelo da economia dos quais não tem mais volta, que é o modelo de uma economia sustentável. O Mato Grosso é essa parte musculosa do agronegócio brasileiro.O Mato Grosso é, portanto, um processo inspirador para que nós possamos ter certeza daquilo que principalmente o Brasil precisa ter certeza: Nós não somos mais uma colôniazinha, nós não somos mais um país do terceiro mundo. Somos um país gigante, gigante por todo o alcance do que nós representamos”, apontou Décio Lima.
(Rdnews)