PJC
Nos primeiros 40 dias de 2026, a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou 56 operações em todo o Estado, mantendo ritmo de atuação no combate à criminalidade e, reforçando o compromisso da instituição em manter a celeridade crescente das investigações.

Com técnicas investigativas qualificadas, um dos principais objetivos da instituição é desestruturar e descapitalizar facções criminosas instaladas nos municípios mato-grossenses.

Entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro, a Polícia Civil realizou 56 operações em Mato Grosso. Do total, 30 foram conduzidas por delegacias vinculadas à Diretoria do Interior, 15 pela Diretoria de Atividades Especiais e 11 por unidades da Diretoria Metropolitana, conforme balanço institucional.

A sequência de atos complexos e coordenados desenvolvidos pelas equipes de policiais civis, e que embasou as 56 operações, resultou também na prisão de 266 pessoas, decretadas pela Justiça, por envolvimento em crimes.

Os dados representam aumento de mais de 43% das operações policiais, com relação ao mesmo período do ano passado (2025), ocasião em que foram deflagradas 39 operações em Mato Grosso.

 

O levantamento é da Diretoria de Inteligência, da Polícia Civil, que monitora mensalmente os dados com objetivo de analisar as ações, visando subsidiar o planejamento estratégico para a melhor aplicação e execução do trabalho investigativo.

Entre as frentes de atuação estão o enfrentamento aos crimes de lavagem de dinheiro, desvios de verbas públicas, organização criminosa, tráfico de drogas, homicídio, estelionato, fraudes eletrônicas e meio ambiente.

Essas operações tiveram alcance interestadual em outros estados, demonstrando a complexidade dos crimes investigados, e a necessidade de cooperação entre as diferentes forças de segurança para desarticular e prender indivíduos que cometem ilícitos penais além das fronteiras estaduais.

De acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, o aumento das operações reflete o compromisso da instituição em intensificar o combate ao crime organizado e outros crimes graves no estado. A continuidade desse trabalho em 2026 busca consolidar os avanços obtidos em 2025.

“Esse resultado é fruto do engajamento dos policiais civis e reforça o planejamento estratégico de intensificar as operações, com investigações qualificadas e eficientes, capazes de reduzir índices de violência em Mato Grosso”, destacou a delegada-geral.

Operação Pharus 

Em 2026, a Polícia Civil inicia ações do planejamento estratégico no âmbito da Operação Pharus, iniciativa que integra o programa Tolerância Zero, voltado ao enfrentamento de facções criminosas em Mato Grosso. .

O nome “Pharus” faz referência ao termo latino para farol, estrutura associada à emissão contínua de luz e à orientação em meio à escuridão. A escolha do nome busca simbolizar a atuação do Estado na identificação e no enfrentamento de práticas criminosas.

43 Visitas totales
24 Visitantes únicos