Reprodução/Rdnews

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirma que a nova empresa responsável pela coleta de lixo no município, o Consórcio Pantanal Ambiental, já está em operação e aposta na melhoria do serviço. Em vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita afirma que é preciso coragem para promover mudanças.

A declaração faz referência ao embate entre o Paço Couto Magalhães e a empresa Locar, antiga responsável pela coleta de resíduos na cidade. Após um imbróglio judicial, na sexta-feira (16), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, cassou a liminar do Tribunal de Justiça que havia determinado o retorno da prestação de serviço pela Locar.

“A troca da empresa da coleta de lixo foi para melhorar e realmente efetivar, com excelência, o trabalho da coleta, enfrentando tudo e todos. A coleta já começou com uma nova empresa, nova estrutura e novos caminhões, tudo para melhorar tanto o serviço no município quanto a dignidade do trabalhador”, afirmou a prefeita.

Flávia ressaltou que, a partir de agora, a cidade deve viver uma nova realidade e alertou o Consórcio Pantanal Ambiental sobre a necessidade de entregar um serviço de qualidade. “Empresa que não corresponder à qualidade do serviço público e à dignidade do cidadão pode ter certeza de que será substituída”, declarou.

Batalha judicial

A Locar reclama da falta de pagamentos que, segundo a empresa, somam mais de R$ 12 milhões. O Município, por sua vez, afirma que irá quitar os débitos, mas ainda não apresentou um cronograma. O imbróglio judicial teve início em dezembro do ano passado, quando a empresa estava prestes a perder o contrato e recorreu à Justiça, alegando supostas falhas na contratação emergencial. A Locar sustenta que a Prefeitura estaria gastando mais recursos públicos com a nova contratação do que com o contrato que estava se encerrando.

Diante do impasse e da crise na coleta de lixo, a prefeita optou pela troca da empresa e firmou um contrato emergencial, com o objetivo de evitar a interrupção de um serviço essencial à população.

(Rdnews)

65 Visitas totales
50 Visitantes únicos