Matheus Guimarães

“Sem o esforço da prefeita Flávia Moretti na execução do acesso, não conseguiríamos avançar. Já temos contratos firmados para equipamentos, móveis e estrutura interna. A meta é inaugurar o Parque antes do Natal, com empresas já em operação e Várzea Grande protagonizando um novo momento da inovação em Mato Grosso”

A cidade de Várzea Grande foi o centro das atenções  com a visita da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, às obras do primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso, que está localizado no Município. Acompanhada da prefeita Flávia Moretti (PL), a ministra conheceu de perto o avanço das obras do complexo e também do acesso viário, infraestrutura que está sob responsabilidade da prefeitura e já se encontra na fase final de execução.

A visita integrou a programação oficial da 4ª edição do evento Cidades Inovadoras, que está sendo realizada em Cuiabá, e reuniu uma comitiva formada por autoridades estratégicas da área, como o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, o presidente da Finep do governo federal (Financiadora de Estudos e Projetos), Luiz Antônio Elias, o diretor do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos, e a reitora da Unemat, professora Vera Maquêa. Também participaram da agenda os secretários municipais de Várzea Grande, Celso Pereira (Obras), Mário Quidá (Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo) e Ina de Maria (Assuntos Estratégicos).

A prefeita Flávia Moretti reforçou à comitiva a importância das obras de acesso ao Parque, que representam a contrapartida do Município para a instalação do equipamento estadual. “A projeção é que entre 45 e 60 dias entreguemos a infraestrutura externa, com pavimentação, calçadas, meio-fio, sinalização e iluminação pública. O compromisso da Prefeitura de Várzea Grande é o de garantir que tudo esteja pronto para que o Parque inicie suas atividades ainda neste ano”, afirmou.

Leia Também: Sesp e TJMT reúnem 250 participantes no seminário de Saúde Mental no Sistema Socioeducativo
As obras de acesso deveriam ter sido realizadas em gestões passadas, por serem compromissos assumidos como contrapartida ao projeto do complexo. A ausência dessas melhorias chegou a retardar o avanço no canteiro central. Assim que assumiu a prefeitura, a prefeita Flávia Moretti anunciou que iria realizar a pavimentação e antes do final de janeiro, assinou a Ordem de Serviço com início imediato dos trabalhos.

O secretário Allan Kardec ressaltou a parceria com o Município como decisiva para o avanço do projeto. “Sem o esforço da prefeita Flávia Moretti na execução do acesso, não conseguiríamos avançar. Já temos contratos firmados para equipamentos, móveis e estrutura interna. A meta é inaugurar o Parque antes do Natal, com empresas já em operação e Várzea Grande protagonizando um novo momento da inovação em Mato Grosso”, declarou. Ele também destacou a importância da presença da ministra, especialmente diante do pleito por recursos federais da ordem de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões para aquisição de um supercomputador para o centro.

Em sua fala, a ministra Luciana Santos elogiou a estrutura do projeto e o modelo de articulação entre governo, academia e iniciativa privada. “O Parque Tecnológico é uma das experiências mais eficazes para transformar ciência em desenvolvimento. A tríplice hélice — Estado, universidades e setor produtivo — está muito bem representada aqui. Vamos trabalhar para apoiar esse ecossistema com os editais de infraestrutura tecnológica e garantir que essa experiência de Várzea Grande avance”, disse.

Já o diretor Rafael Bastos explicou que, além das obras físicas, o Parque já atua por meio de seu Escritório de Negócios, promovendo incubação de empresas e integração entre instituições como IFMT, UFMT e Unemat, que também instalarão unidades no local. “Estamos finalizando o prédio central com 31 salas para empresas inovadoras. Com a inauguração, tudo será centralizado em Várzea Grande, fortalecendo o ecossistema regional”, afirmou.

As obras de acesso ao Parque, localizadas na Avenida Projetada A (extensão da Avenida Universitária), incluem um quilômetro de pavimentação em pista dupla. Toda a terraplanagem, drenagem, imprimação e rede de água já foram concluídas. Atualmente, os trabalhos se concentram na aplicação de asfalto e finalização de calçadas, meio-fio, sinalização e iluminação. A previsão é de entrega até setembro.

Com a conclusão da obra e o apoio do estadual, Várzea Grande vai se consolidar como o novo polo de inovação e desenvolvimento tecnológico de Mato Grosso, protagonizando um salto na economia do conhecimento”, pontuou Flavia Moretti.

(Da Assessoria)