O animal, apesar da aparência incomum, conta com escamas reluzentes, o que justifica seu apelido de “peixe-fita-boreal” — Foto: Ted Judah/iNaturalist

 

Oceanos são ambiente ainda poucos explorados pela humanidade. E isso pode render encontros marinhos raros. É o que aconteceu na Baía de Monterey, na Califórnia (EUA), quando mergulhador se deparou com um rei-do-salmão (Trachipterus altivelis) – ou peixe-fita-boreal –, espécie rara que normalmente é encontrada em águas profundas.

Dessa vez, a criatura foi observada a apenas 4,6 metros abaixo da superfície e próximo à costa da praia de McAbee, pelo mergulhador Ted Judah, no dia 30 de dezembro. A espécie é uma estranha habitante da zona crepuscular do oceano, um dos ecossistemas menos explorados da Terra devido sua profundidade – 200 a 1.000 metros abaixo da superfície – e pouca acessibilidade. Para humanos, pelo menos.

“Vi uma coisa prateada, como uma lâmina de faca, ondulando em apenas uns 4 metros de água, movendo-se para oeste, paralela à costa. Eu disse para minha esposa: ‘Tem algo incrível aqui’”, diz Judah, que não perdeu tempo ao ver o bizarro peixe e tirou fotos do encontro para publicar no Facebook na esperança que alguém pudesse identificar o animal. Veja:

Como destaca o site IFL Science, um biólogo marinho do Aquário da Baía de Monterey viu a publicação a compartilhou com ictiólogos californianos – cientistas especializados no estudo de peixes –, que confirmaram se tratar do rei dos salmões. Este seria apenas o segundo exemplar avistado em 2025.

“Eu queria ficar perto dele, mas sentia que estava incomodando. Ele tinha essa incrível capacidade de se orientar de forma que seu perfil mais estreito estivesse sempre voltado para mim. Eu tentava nadar ao lado para conseguir ver o perfil, mas ele girava e se afastava de mim. Sinto-me muito honrado por tê-lo visto”, diz Judah.

De acordo com um vídeo do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI), o rei-do-salmão recebeu esse nome dos Makaj, um povo indígena da costa noroeste do pacífico. Eles acreditam que o peixe raro tem o papel de guiar os salmões ao seu local de desova. Assista:

Além do rei-do-salmão, a zona crepuscular do oceano é lar de outras diferentes espécies de peixes. Entre elas, estão peixes-lanternas, peixes-víboras e peixes-pescadores, todos muito chamativos por suas adaptações para a sobrevivência em águas profundas.

(Por Fernanda Zibordi)

93 Visitas totales
65 Visitantes únicos