Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães. (Foto: Reprodução G1MT)

O Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, pode voltar a receber novos animais. Autoridades sanitárias de Mato Grosso restabeleceram neste domingo (15) a licença, após constatarem que não há risco à saúde dos elefantes.

Em nota, a direção do santuário afirmou que a decisão reforça a capacidade técnica e a transparência das práticas do local, e ainda ressaltou que todas as ações são realizadas com responsabilidade, seguindo os protocolos exigidos pelas autoridades competentes.

“Sempre atuamos com responsabilidade, compromisso com as autoridades competentes e respeito absoluto aos protocolos exigidos. Com isso, seguimos aptos a cumprir nossa missão: acolher elefantes e oferecer a eles uma vida mais digna, com bem-estar, cuidado especializado e um ambiente seguro”, diz trecho do comunicado.
A decisão encerra a suspensão cautelar da autorização, tomada em dezembro de 2025 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), motivada pela investigação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a morte das elefantas africanas Pupy, de 35 anos, e Kenya, de 44 anos, no santuário.

O Santuário destacou ainda que segue apto a cumprir a missão de acolher elefantes, oferecendo bem-estar, cuidados especializados e um ambiente seguro para os animais.

Entenda a suspensão

Há um mês, a Sema suspendeu, de forma cautelar, a autorização para que o Santuário de Elefantes Brasil receba novos animais. Na época, a pasta informou que a decisão foi tomada no dia 23 de dezembro do ano passado. No entanto, a proibição só foi comunicado em janeiro deste ano.

Após a probição, o Santuário se pronunciou e emitiu um comunicado informando que, apesar da proibição, a medida não afetaria as atividades já em andamento. Segundo a instituição, a suspensão valia apenas para o recebimento de novos animais, enquanto a Sema analisava informações complementares solicitadas.

Naquele período, o Santuário afirmou ainda que esperava a revisão da decisão após a conclusão da análise técnica do órgão ambiental. Apesar disso, a Sema disse que o local sempre possuiu licença ambiental e autorização de funcionamento válidas.

A investigação

Em dezembro, o Ibama passou a investigar as mortes das elefantas africanas Pupy e Kenya no Santuário de Elefantes Brasil. A investigação começou após a divulgação de informações sobre os óbitos recentes de animais no local.

45 Visitas totales
25 Visitantes únicos